Logo Folha de Pernambuco

MINISTRO

Moraes proíbe contato entre Bolsonaro com Ramagem

Ramagem está no centro das investigações envolvendo o chamado esquema da "Abin paralela"

O presidente Jair Bolsonaro e o delegado da Polícia Federal Alexandre RamagemO presidente Jair Bolsonaro e o delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem - Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a proibição da comunicação entre o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.

A proibição de comunicação consta na decisão da última quinta-feira, quando Moraes autorizou a deflagração da quarta fase da operação "Última Milha"– que tem como foco a apuração de um suposto esquema de monitoramento ilegal no seio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Ramagem está no centro das investigações envolvendo o chamado esquema da "Abin paralela" e, hoje, é o nome defendido por Bolsonaro para a prefeitura do Rio.

A proibição de "qualquer contato" determinada por Moraes se aplica aos sete investigados que foram alvo da Polícia Federal na última quinta-feira, assim como a investigados em outros braços da apuração sobre a Abin – como é o caso de Ramagem – e investigados na apuração sobre a existência de uma trama golpista, caso de Bolsonaro e Valdemar.

Nesta terça-feira, conforme O Globo mostrou mesmo incomodado com a descoberta de um áudio clandestino no celular de Ramagem, Bolsonaro manteria a agenda de compromissos relacionados à pré-campanha do aliado à prefeitura do Rio.

Havia a expectativa de que o deputado federal se reunisse com Bolsonaro ainda esta semana para acertar os ponteiros antes das atividades no Rio. Na quarta, Ramagem prestará depoimento à PF para esclarecer indícios de monitoramento ilegal de autoridades públicas quando ocupava a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), na gestão Bolsonaro.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter