Polêmica

Moraes suspende bloqueio das contas de Carla Zambelli nas redes sociais

No despacho, magistrado disse, entre outras coisas, que liberdade de expressão não é liberdade de agressão e de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias

Deputada Carla ZambelliDeputada Carla Zambelli - Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-RS) teve suas contas nas redes sociais desbloqueadas nesta segunda-feira (6), por decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. As contas estavam suspensas desde novembro passado.

De acordo com Moraes, “houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral”.

O magistrado, no entanto, reforçou que a Constituição não permite o uso da liberdade de expressão “como escudo protetivo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos, ameaças, agressões, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas”.

Em seu despacho, Moraes disse, ainda, que liberdade de expressão não é liberdade de agressão, que liberdade de expressão não é liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias.

“Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!”, registra ele no despacho, assinado em 1º de fevereiro e publicado nesta segunda-feira (6).

No início de novembro, quando impôs o bloqueio, o TSE mencionou mensagens que incentivam caminhoneiros a bloquear rodovias, defendem uma “intervenção militar” e apontam Morares como autor de “ordens ilegais”.

As publicações foram qualificadas como nocivas à “integridade e normalidade” da eleição e condenava “falsas acusações de fraude”. O comportamento da deputada pode configurar crime, de acordo com o Código Eleitoral e a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare
REDE SOCIAL

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare

Newsletter