Logo Folha de Pernambuco

stf

Moraes vota para tornar réus mais 70 denunciados por atos golpistas

Ministros analisam denúncias contra "Fátima Tubarão" e pastor indígena, entre outros

O ministro Alexandre de MoraesO ministro Alexandre de Moraes - Foto: Nelson Jr./STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para tornar rés mais 70 pessoas denunciadas por participação em atos antidemocráticos. A maioria das denúncias está relacionada aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Caso todas as denúncias sejam aceitas, o número de réus pelos atos chegará a 1.365.

Este é o nono bloco de denúncias do 8 de janeiro analisada pela Corte. Entre os denunciados está Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, que ficou conhecida como "Fátima Tubarão", por um vídeo com ameaça a Moraes.

Também está sendo analisada uma denúncia contra o pastor indígena José Acácio Serere Xavante, preso em dezembro do ano passado por incitação a protestos antidemocráticos.

"Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo , juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos", escreveu Moraes nos votos.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está programado para ocorrer até a próxima sexta-feira (18). Os demais ministros ainda não apresentaram seus votos.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter