Moro diz que ideia de Lula sobre voto secreto no STF é devaneio e diminui transparência das decisões
Presidente disse durante transmissão ao vivo que a "a sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte"
O ex-juiz da Lava Jato e senador Sergio Moro (União-PR) criticou a ideia apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se tornem secretos. Moro classificou a sugestão como "devaneio" e disse que ela "não deve ser levada a sério".
— Uma ideia ruim, que diminui a transparência das decisões do STF, mas não deve ser levada a sério, (é um) mero devaneio presidencial — declarou Moro ao Globo.
Leia também
• Dino diz que debate sobre voto secreto no STF é "válido" e defende mandato para ministros
• Lula participa de formação de novos policiais federais, e Dino diz que 'Forças Armadas são co-irmãs'
• Após críticas da esquerda a Zanin, Lula propõe voto secreto no STF
Lula disse mais cedo nesta terça-feira que "a sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte". A fala do petista acontece em um momento em que o ministro Cristiano Zanin, que era seu advogado e foi escolhido para uma vaga na Corte por indicação dele, virar alvo de uma série de críticas por votos considerados alinhados ao conservadorismo
Zanin foi contra, por exemplo, a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal no julgamento que discute critérios para diferenciar usuário de traficante. Também virou alvo da comunidade LGBTQIAP+ por ter sido contra a equiparação de ofensas a esse grupo à injúria racial em tipificações criminais.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, endossou as falas do presidente.
— Evidente que em algum momento em sede constitucional ou até mesmo do futuro estatuto da magistratura é um debate válido, assim como o debate acerca de mandatos — afirmou .
— Em algum momento esse debate vai se colocar, é claro que não é algo para já já, para amanhã , mas é uma observação importante — completou.