Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Morre Daine Dias, ex-esposa do homem-bomba que atacou o STF; ela incendiou a própria casa

Ela estava internada desde o dia 18 de novembro na UTI após incendiar a própria residência em Rio do Sul

Daine Dias Daine Dias  - Foto: Reprodução

Morreu na madrugada desta terça-feira Daiane Dias, ex-mulher do homem-boba Francisco Wanderley Luiz, autor dos ataques explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ela estava internada desde o dia 18 de novembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tereza Ramos, em Lages, após incendiar a própria residência em Rio do Sul.

O incêndio na residência foi registrado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina no dia 17 de novembro. Conforme o Globo apurou, a casa pertencia a Francisco Luiz e o fogo foi provocado pela ex-mulher, Daiane Dias, 41, que continuou no local após o início do incêndio.

 

A Polícia apura agora as motivações, mas suspeita que ela enfrentava transtornos relacionados à saúde mental. Em nota, o delegado Bruno Reis, que conduz as investigações de autoria e responsabilidades do incêndio, diz que Daiane "adquiriu produto inflamável no amanhecer de hoje em um estabelecimento comercial da cidade".

"Em seguida se deslocou até sua residência, local dos fatos, e provocou o incêndio, tendo permanecido no interior do imóvel", diz o comunicado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ela apresentava "queimaduras de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ graus em 100% do corpo. Foi atendida, estabilizada e conduzida ao pronto-socorro do hospital regional".

Explosões em Brasília
Francisco Wanderley Luiz, 59, foi responsável por detonar bombas na Praça dos Três Poderes e no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados na noite da última quarta-feira. Luiz jogou artefatos contra a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Após ser abordado por um vigilante, se deitou e colocou um explosivo na cabeça, que explodiu e o matou na hora.

Quase ao mesmo tempo, um carro explodiu a cerca de 500 metros dali, no estacionamento da Câmara, também provocado por Francisco, segundo apuração da Polícia Civil do Distrito Federal.

A Polícia Federal apura se Francisco agiu sozinho ou se outras pessoas sabiam ou mesmo apoiaram o seu plano. A corporação também investiga se há elo entre ele e grupos radicais com o objetivo de atentar contra o Estado democrático de Direito, além dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Veja também

Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas
TRIBUNAL

Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas

PF encontrou slides de Braga Netto que incitam tropa a 'ampliar poder na Esplanada'
ATOS GOLPISTAS

PF encontrou slides de Braga Netto que incitam tropa a 'ampliar poder na Esplanada'

Newsletter