Logo Folha de Pernambuco

luto

Morre o jornalista e deputado cassado pela ditadura Sebastião Nery, aos 92 anos

Escritor estava com a saúde debilitada havia quatro meses e faleceu de causas naturais

Nascido em Jaguaquara, na Bahia, Sebastião Nery teve uma formação diversificada Nascido em Jaguaquara, na Bahia, Sebastião Nery teve uma formação diversificada  - Foto: Arquivo Pessoal

O jornalista e escritor Sebastião Nery morreu ontem, aos 92 anos. Deputado cassado pela ditadura militar em 1964, o pensador estava com a saúde debilitada havia quatro meses e faleceu de causas naturais. Viúvo, ele deixa três filhos.

A Assembleia Legislativa da Bahia decretou luto oficial de três dias.

Nascido em Jaguaquara (BA), Nery formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia e em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, estado onde iniciou a trajetória no jornalismo, na década de 1950.

 

Durante a carreira política, Nery foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Minas Gerais, mas teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral estadual, que alegou que Nery representava o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

O jornalista retornou à política em 1962 e exerceu o mandato de deputado estadual na Bahia pelo Movimento Trabalhista Renovador (MTR) por um ano até ser preso na data em que ocorreu o golpe militar no Brasil.

Apesar de ter recuperado os direitos políticos no ano seguinte, Nery não conseguiu retomar o mandato.

Em 1979, ele se uniu a Leonel Brizola na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e foi secretário da executiva nacional da sigla. Ele foi eleito deputado federal três anos depois pelo Rio.

Nery foi expulso da legenda em 1985 por divergências com o então governador e filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla pela qual foi candidato a vice-prefeito do Rio no mesmo ano.

Como jornalista, Nery atuou em veículos como TV Globo, Folha de S.Paulo e TV Bandeirantes. Ele é autor de obras como “Sepulcro Caiado: O Verdadeiro Juraci”, “A História da Vitória: Porque Collor Ganhou” e “A Eleição da Reeleição”.

Veja também

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais é suspenso e será retomado na 5ª (28)
Judiciário

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais será retomado nesta quinta

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 
PEC

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 

Newsletter