Logo Folha de Pernambuco

segurança

MPF instaura procedimento para monitorar repasse de verba de câmeras corporais em policiais

O objetivo é monitorar o cumprimento de uma portaria emitida no fim de maio pelo Ministério da Justiça

Ministério Público Federal (MPF)Ministério Público Federal (MPF) - Foto: Wikimedia Commons

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, nesta segunda-feira, 3, procedimento para acompanhar o repasse de recursos federais destinados à implementação e ampliação do uso de câmeras corporais pelas polícias municipais, estaduais e federais do País.

O objetivo é monitorar o cumprimento de uma portaria emitida no fim de maio pelo Ministério da Justiça (MJ), que oficializou o uso das câmeras pelas forças de segurança pública. A norma também estabelece diretrizes para o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (FPN).
 

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, afirmou que vai pedir à pasta informações sobre os valores já enviados a Estados e municípios, por unidade da federação, bem como sobre os recursos destinados aos órgãos federais de segurança.

Em 2023, o Conselho Nacional de Direitos Humanos recomendou ao Ministério da Justiça a adoção de medidas para ampliação do uso de câmeras corporais para combater os abusos da violência policial. Na nota, o Conselho enfatizou a necessidade de se compartilhar informações e imagens obtidas pelos dispositivos com demais atores do sistema de Justiça.

Veja também

General preso por trama golpista disse em áudio a Cid que Bolsonaro aceitou ''assessoramento''
TENTATIVA DE GOLPE

General preso por trama golpista disse em áudio a Cid que Bolsonaro aceitou ''assessoramento''

Em áudio, Cid sugere que golpe de Estado deveria ocorrer ''até 12 de dezembro'', dia da diplomação
ATOS GOLPISTAS

Em áudio, Cid sugere que golpe de Estado deveria ocorrer ''até 12 de dezembro'', dia da diplomação

Newsletter