MPF investiga relação entre ataques em Brasília e a torres de energia
O subprocurador da República Carlos Frederico Santos pediu informações para a Aneel sobre dados e eventuais provas colhidas durante os ataques
O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quarta-feira (18) que está investigando a suposta ligação entre ataques a torres de transmissão de energia e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Desde a ocorrência dos atos, pelo menos quatro torres foram derrubadas no país.
Para auxiliar a apuração, o subprocurador da República Carlos Frederico Santos, chefe do grupo de investigação dos atos, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre dados e eventuais provas colhidas durante os ataques.
Leia também
• Lula diz que "houve uma tentativa de golpe por gente preparada" durante atos terroristas
• Setor elétrico muda tecnologia de segurança de sistemas de transmissão
• Aneel monta gabinete para monitorar vandalismo a torres de transmissão
Desde a noite do dia 8, houve pelo menos quatro torres derrubadas (três em Rondônia e uma no Paraná) e 12 danificadas (quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia).
Nessa terça-feira (17), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que os atos de vandalismo terão “resposta e punição vigorosas” do poder público.