Músico e militante antirracista: quem é o homem que levou tapa no rosto de Ciro Gomes
Tiê Rocha chamou o ex-presidenciável de 'bandido' durante show em Fortaleza
Neste domingo, o ex-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, agrediu um homem durante um show de samba em Fortaleza (CE) após ter sido chamado de "bandido". O vídeo, que mostra Tiê Rocha, de 30 anos, atacando o político, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira.
Morador de Fortaleza, o músico Tiê Rocha, de 30 anos, se identifica como um homem trans. Ele se descreve como "sertanejo, juremeiro, ativista lesbotransfeminista, ambientalista e antirracista". Atualmente, ele integra três grupos musicais — o Tambores de Safo, Batuque de Odê e o Bloco cola-velcro. Desde 2013, participa do carnaval cearense.
Apesar de não ser vinculado a nenhum partido político, Tiê Rocha vai às ruas em defesa de pautas raciais. Após a repercussão do caso, o músico afirmou que o estado do Ceará é um território quilombola e chamou Ciro de "coronel" e "latifundiário". O músico também disse que não irá se candidatar nas eleições de 2024, mas que apoia nomes afroindígenas e da comunidade LGBTQIA+.
"O tempo dos brancos já era. Somos nós no poder ou não será, apanho na cara com orgulho para defender o que é nosso e não faço isso para me eleger. Nós temos um projeto de nação", escreveu.
Leia também
• "Não gosto de levar desaforo para casa", diz Ciro Gomes sobre revidar tapa em jovem
• "Zero controle emocional", diz músico que levou tapa no rosto de Ciro Gomes
• Vídeo: Após ser chamado de "bandido", Ciro Gomes dá tapa no rosto de homem em Fortaleza
Nas fotografias, ele aparece usa um boné de apoio ao presidente Lula (PT), adversário de Ciro e que o derrotou nas últimas eleições e com quem o ex-governador rompeu.
Relembre o vídeo
Durante um show neste domingo, Ciro Gomes agrediu Tiê Rocha ao ser provocado pelo músico.
“Diz pra nós como é que rouba a população sem ser preso”, afirmou Tiê.
“Quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”, responde Ciro sendo rebatido em seguida:
"Tu é bandido", disse, que logo em seguida recebe um tapa no rosto.
Nas imagens, não é possível ver o momento do tapa devido à movimentação do celular, mas na sequência Ciro afirma que revidou o tapa. O ex-presidenciável do PDT estava acompanhando o prefeito da cidade, José Sarto.
"Tu deu na minha cara, seu racista?", questionou ele.
“Para você aprender a me respeitar”, respondeu Ciro, que deixa o local em seguida.