CORTE

Na véspera da sabatina ao STF, Dino faz última investida e se reúne com senadores da oposição

Ministro da Justiça visitou senadores do Podemos e PSDB e outros que ainda se declaram indecisos

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio DinoMinistro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, dedicou parte do último dia antes da sabatina ao Senado para visitar opositores. Entre os escolhidos, o indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) conversou com Plínio Valério (PSDB-AM), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Dino também esteve mais cedo com Alessandro Vieira (MDB-SE), que, apesar de ser de um partido da base do governo, é independente.

Plínio Valério declarou voto contra Dino, mas aceitou receber o ministro, com quem tratou de temas relativos ao Amazonas.

— Foi cordial. Mesmo sabendo que meu voto é não, ele veio conversar. Falamos sobre demarcação de terras e também sobre as raízes dele no Amazonas. O pai nasceu em Itacoatiara, perto de Manaus — disse Valério, que segue votando contra a indicação.

Styvenson e Oriovisto não revelaram como vão votar amanhã com relação a Dino e Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República. O Podemos, no entanto, é um partido considerado majoritariamente de oposição, mas que está na mira do governo, como uma sigla em potencial a agregar mais votos para a base governista.

Além dos encontros individuais, Dino esteve mais cedo também com a bancada do PSD, a maior do Senado. Dos 15 senadores, não estavam Irajá, Nelsinho Trad e Rodrigo Pacheco. À mesa, os temas foram o tratamento dado à classe política pela Justiça e a postura que Dino deverá ter no STF: a de juiz e não mais a de político. Haverá ainda um encontro com a bancada do MDB no início desta noite.

Dino e Gonet serão sabatinados nesta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na sequência, a indicação de ambos será votada pelo plenário do Senado.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter