Logo Folha de Pernambuco

Governo Federal

"Não há pessoa mais capacitada que Padilha", diz José Múcio sobre a articulação política do governo

Ministro da Defesa esteve em evento no Rio da manhã desta segunda-feira (8)

José MúcioJosé Múcio - Foto: Douglas Magno/AFP

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu, nesta segunda-feira (8), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, das recentes críticas por sua articulação política. Múcio participou, nesta segunda-feira, de cerimônia em comemoração ao Dia da Vitória, data que celebra o final da Segunda Guerra Mundial, no Rio.

Alexandre Padilha está à frente disso e não há pessoa mais capacitada. Talvez faltem algumas conversas, mas Lula e o ministro darão conta — disse.

A declaração ocorre quase uma semana após a primeira derrota do governo no Congresso Nacional. Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados suspendeu dois parágrafos do decreto presidencial que alterava o Marco do Saneamento Básico. A base governista não conseguiu formar maioria, apesar dos esforços do líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE). Ele criticou publicamente os líderes de partidos que possuem ministérios e orientaram as suas bancadas a votar de maneira contrária ao decreto de Lula. 

No segundo mandato Lula, entre novembro de 2007 e setembro de 2009, Múcio esteve à frente do Ministério de Relações Institucionais. Na ocasião, ganhou confiança do presidente e de seus aliados políticos por seu perfil conciliador.

— Nós não tínhamos orçamento secreto, atualmente são tempos bem mais difíceis, mas Padilha é capacitado — voltou a defender o ministro.

Após seu período à frente da articulação, Múcio foi nomeado para o Tribunal de Contas da União (TCU), onde permaneceu até 2020 quando se aposentou.

O ministro cumpriu agenda no Rio nesta manhã, na qual agraciou 183 instituições e personalidades com a Medalha da Vitória, condecoração referente aos ex-combatentes que participaram do conflito que teve fim em 1945, há 78 anos. Lideranças militares do Exército, Marinha e Aeronáutica marcaram presença. Múcio foi recebido com tiros de canhão.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter