Nikolas Ferreira questiona identidade de gênero de Erika Hilton; vídeo
O questionamento de Nikoas a Erika foi feito durante audiência na Câmara
Nikolas Ferreira questionou identidade de gênero de Erika Hilton. A confusão entre o deputado e a parlamentar aconteceu durante a audiência da ministra Cida Gonçalves (Mulheres) na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados terminou em confusão nessa quarta-feira (5).
Enquanto a integrante do governo federal prestava contas sobre a pasta aos parlamentares, a governista Erika Hilton (PSOL-SP) discutia com a deputada da oposição Júlia Zanatta (PL-SC).
— Ultrapassada, vai hidratar esse cabelo, vai se cuidar. Pelo amor de Deus — dizia Erika Hilton a Zanatta.
Pelo menos… pic.twitter.com/NdZLUYhIWy
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 5, 2024
Neste contexto, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) saiu em defesa de sua colega de bancada, questionando a identidade de gênero da psolista, que é uma das duas parlamentares transexuais do Congresso Nacional.
— Pelo menos ela é ela — afirmou Nikolas, aos risos.
Leia também
• Nikolas e Janones brigam na Câmara: "Você é um frouxo", "Dou na sua cara"; veja vídeo
• Erika Hilton é primeira deputada trans a liderar bancada
• PGR abre investigação contra deputado por suposto crime de homotransfobia contra Erika Hilton
Nas redes sociais, após o episódio, Júlia Zanatta agradeceu Nikolas pela "defesa": "(Erika) ocupa um espaço de mulher para de forma agressiva gritar com mulheres.(...) Meu cabelo pode até mudar se eu fizer hidratação, MAS algumas coisas NUNCA irão mudar. NUNCA!", disse a parlamentar.
Nikolas Ferreira (PL) em fala transfóbica na Câmara do Deputados - Foto: arquivo
Desde o início de sua vida pública, ainda como vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira enfrenta acusações de transfobia. Em dezembro do ano passado, ele chegou a ser condenado em segunda instância por ter usado o pronome masculino ao se referir a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).
Também em 2023, no dia 8 de março, o parlamentar fez um discurso também tachado como transfóbico. Com uma peruca, Nikolas afirmou, em tom de deboche, se "sentir mulher" tendo "lugar de fala" para discursar sobre o Dia Internacional da Mulher.