Logo Folha de Pernambuco

INVESTIMENTO

No Ceará, Transnordestina é realidade. Saiba o motivo

De geração de empregos são previstos até 1.300 postos de trabalhos diretos e mais que o dobro de forma indireta nas cidades da construção.

Governador do Ceará viabilizou investimentoGovernador do Ceará viabilizou investimento - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Enquanto em Pernambuco a Ferrovia Transnordestina virou letra morta, no Ceará o projeto anda de vento em popa. Ontem, a empresa Marquise Infraestrutura assumiu mais dois trechos em território cearense. A empresa, além de estar em fase de conclusão dos lotes 1, 2 e 3, agora será responsável pelos trechos dos municípios de Acopiara a Piquet Carneiro e de Piquet Carneiro a Quixeramobim, totalizando 102 km.

A continuidade da construção é possível devido à garantia de recursos para a contratação e a ordem de serviço dos lotes 4 e 5, que serão executados de forma simultânea. O início dos trabalhos é previsto até março e a conclusão, segundo a Marquise, em menos de dois anos. O valor do contrato não foi revelado.

De geração de empregos são previstos até 1.300 postos de trabalhos diretos e mais que o dobro de forma indireta nas cidades da construção. “É o tipo de obra que nos deixa muito entusiasmados. Estamos escrevendo mais um capítulo importante na história do Ceará, Estado onde o Grupo Marquise iniciou suas atividades. Uma obra robusta, que vai dinamizar a economia do Ceará e do Nordeste numa época em que o prenúncio de seca representa risco real de desemprego e falta de oportunidades”, disse Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) esteve em Brasília em uma reunião com o Governo Federal para viabilizar o financiamento e concluir as obras da Transnordestina. O valor requerido por Elmano é para a construção da ferrovia que liga o município Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). Assim, ele espera que o número de cargas movimentadas no Porto do Pecém seja dobrado.

No fim de outubro, a Sudene aprovou a parcela de R$ 811 milhões do financiamento da Transnordestina Logística (TLSA). Esta liberação era a última parcela referente ao aporte passado da construção. Mas, para finalizar de fato, mais recursos serão necessários, conforme afirmou a Sudene à época. Novos valores já estão sendo estruturados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Casa Civil e pela própria Superintendência.

Por meio de nota, o órgão informou que já havia pago R$ 3 bilhões em valores não atualizados à empresa da Transnordestina, via Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Porém, o montante de participação da Sudene na ferrovia por meio do fundo chega a R$ 3,8 bilhões.

O próximo passo, conforme a TLSA, é contratar as obras iniciais de estruturas de três novos lotes, ligando Acopiara a Quixadá, um trecho de 151 km de ferrovia. Segundo a empresa, no Ceará há 136 km totalmente executados e outros 100 km em obras de infraestrutura (lotes MVP02 e MVP03, entre Lavras da Mangabeira e Acopiara).

A Ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.209 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 53 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao porto do Pecém, no Ceará. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.

 

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter