Inteligência

Nome de confiança de Lula, ex-diretor geral da PF deve ser indicado para o comando da Abin

Anúncio desagradou parte dos servidores da agência, que esperava a indicação de um nome da própria instituição

Rui CostaRui Costa - Foto: Evaristo Sá/AFP

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende indicar o ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Correa como novo comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (2) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e desagradou parte do corpo técnico da Abin, que, desde o período da transição, trabalhava para que o comando do órgão saísse das mãos de membros da Polícia Federal e voltasse a ficar sob a chefia um funcionário de carreira da agência.

O mesmo já havia ocorrido no governo de Jair Bolsonaro, o que gerou diversos atritos entre o quadro técnico e a cúpula da agência, que estava tomada por policiais federais indicados pelo então diretor-geral Alexandre Ramagem, amigo da família presidencial.

Na gestão de Ramagem, o órgão foi envolvido em polêmicas como o uso de agentes para monitorar um amigo do 04, Jair Renan Bolsonaro, e suspeitas de ajuda na defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas".

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter