Logo Folha de Pernambuco
Posse

Nova Mesa Diretora assume comando do TRF5 para o biênio 2025-2027

Assumiram nesta segunda-feira (31) os desembargadores federais Roberto Machado, como presidente; Joana Carolina, como vice-presidente; e Leonardo Resende, como corregedor-regional.

Nova Mesa Diretora assume comando do TRF5 para o biênio 2025-2027Nova Mesa Diretora assume comando do TRF5 para o biênio 2025-2027 - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) iniciou um novo ciclo administrativo com a posse da nova Mesa Diretora, realizada ontem, no Salão do Pleno da Corte, no Recife. Assumiram os cargos para o biênio 2025-2027 os desembargadores federais Roberto Machado, como presidente; Joana Carolina, como vice-presidente; e Leonardo Resende, como corregedor-regional.

Na mesa de honra, estiveram presentes a desembargadora federal Mônica Nobre, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que representou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o senador Fernando Dueire e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Rafael Nogueira.

 

A posse contou ainda com a presença de diversas autoridades do meio jurídico e político, incluindo o prefeito do Recife, João Campos, e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Transferência
A cerimônia de posse foi conduzida pelo agora ex-presidente da Corte, desembargador federal Fernando Braga, que transferiu o cargo para Roberto Machado. A nova gestão do TRF5, que tem jurisdição sobre os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, assume com o compromisso de fortalecer o acesso à Justiça, modernizar os serviços judiciários e aprimorar a eficiência da Corte.

O presidente Roberto Machado destacou que entre as prioridades da gestão estão inovação no processo judicial eletrônico e o concurso para juiz federal substituto. Atualmente, existem 11 vagas abertas, mas há necessidade é preencher as 64 vagas existentes na 5ª região, um número significativo de cargos em aberto.

“Com o apoio do presidente do STJ, Herman Benjamin, vamos buscar viabilizar esse processo. A ideia é realizar concursos sucessivos, iniciando um novo logo após a conclusão do anterior, com o objetivo de contratar pelo menos 10 juízes federais por ano. Dessa forma, em aproximadamente cinco anos, esperamos preencher todas as 64 vagas na 5º região”, pontuou.

Autoridades 
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, falou sobre a relação entre o Estado e os Poderes.

“Temos uma excelente relação com os poderes judiciários de Pernambuco, e reconhecemos a importância do papel desempenhado pela Justiça Federal. Minha presença aqui é para trazer o abraço do governo do Estado e reafirmar nossa disposição em colaborar com a nova mesa diretora. Reitero que o Governo do Estado está à disposição, sempre comprometido em trabalhar junto para o crescimento de Pernambuco”, ressaltou.

O prefeito do Recife, João Campos, destacou que o momento foi gratificante e marcado por muita emoção e pela celebração de uma trajetória de dedicação.

“Destaco a contribuição do desembargador Fernando, que encerra sua gestão, e do doutor Roberto, que assume a presidência, ambos com décadas de compromisso com a magistratura. Essa cerimônia, realizada no Recife, também conta com a presença do ministro Herman Benjamin, que ressaltou uma verdade essencial: sem um Poder Judiciário altivo e independente, não há Estado Democrático de Direito”, ressaltou.

Destacando a ampliação do diálogo entre os Poderes, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que o TRF5 desempenha um papel histórico na defesa da democracia e no fortalecimento das instituições.

“É gratificante ver o constante processo de renovação da diretoria, sempre composto por excelentes quadros que contribuem significativamente para o Judiciário brasileiro. Por isso, fizemos questão de estar presentes, abraçar o novo presidente e toda a Mesa Diretora, e desejar sucesso para os próximos anos”, disse.

Veja também

Newsletter