GSI

Novo Ministro diz que Lula pediu para aumentar número de civis no GSI

Marcos Amaro levantou também a possibilidade de sugerir blindagem de vidros do térreo do Planalto

General Marco Amaro entre o Ricardo Capelli e o presidente LulaGeneral Marco Amaro entre o Ricardo Capelli e o presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva Marco Amaro, afirmou, em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (4), que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a missão de aumentar a quantidade de civis na pasta.

Entre as medidas que Amaro cogita sugerir para evitar novos ataques ao Palácio do Planalto, como visto no dia 8 de janeiro, está a blindagem dos vidros do andar térreo do local.

— Existe uma intenção do presidente que eu aproveite também para trazer mais civis para o Gabinete de Segurança Institucional. Vou procurar obviamente atender essa diretriz — afirmou Amaro.

Indagado sobre em quais cargos poderia colocar civis, Amaro lembrou que o GSI tinha, no passado, o nome de Casa Militar.

— Casa Militar porque as suas atribuições são mais afeitas às atividades militares.

O novo ministro ainda ressaltou que alguns cargos da pasta são de natureza militar e não podem ser ocupados por civis. Amaro citou que uma das quatro secretarias, a de Segurança e Coordenação Presidencial, exerce “atividades típicas de militares ou policiais militares”.

— Os militares que já têm treinamento básico para a atividade de segurança.

Assim, a nomeação de civis deve ser feita nas outras três secretarias do ministério, .

Sobre o 8 de janeiro, Amaro disse que é preciso “rever o que deu errado”. Ele lembrou que depois de uma invasão de um ônibus ao Planalto no passado foi instalado um espelho d´água.

— Vamos tomar medidas para evitar que essas ocorrências possam se repetir. Talvez algumas medidas. Por exemplo, a blindagem desses vidros do piso térreo.

Boa parte dos vidros do térreo do Planalto foram destruídos na invasão de 8 de janeiro.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter