Logo Folha de Pernambuco

OBRAS

Novo PAC Seleções Cidades vai priorizar prevenção a desastres em todo o Brasil. Confira

O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que todas as propostas de contenção de encostas enviadas pelos municípios do Rio Grande do Sul foram aceitas

Cerimônia ocorreu em BrasíliaCerimônia ocorreu em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

O Governo Federal divulgou, ontem, o resultado parcial do Novo PAC Seleções Cidades. Em meio à calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul, a prioridade foi acelerar a liberação dos recursos do programa – que totaliza R$ 18,3 bilhões –, para urbanização e prevenção a desastres naturais.

Durante a cerimônia, o ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que todas as propostas de contenção de encostas enviadas pelos municípios do Rio Grande do Sul foram aceitas. O investimento totalizou R$ 152 milhões. “Quando a gente faz investimentos numa encosta, estamos garantindo que as pessoas não mais vão morrer por deslizamento de terra em nenhum lugar desse país”, afirmou o presidente Lula (PT) durante a solenidade. 

As fortes chuvas no estado deixaram ao menos 100 mortos. Outras 128 pessoas estão desaparecidas e, ao todo, já são mais de 1,4 milhão afetados. Ainda durante a sua fala, Lula afirmou que a tragédia causada pelas chuvas históricas no Rio Grande do Sul se trata de um “aviso”. “O que aconteceu no Rio Grande do Sul é um aviso para todos nós seres humanos. Nós precisamos ter em conta que a Terra está cobrando”, disse.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também discursou durante a cerimônia. Segundo ela, o governo só saberá os gastos totais com a reparação dos estragos no Rio Grande do Sul quando o nível da água baixar.

Lula ainda relembrou que esta não é a primeira vez que o governo federal sai em defesa do estado em razão de colapsos ambientais. “Nós estamos compromissados a fazer com que o Rio Grande do Sul receba, da parte do governo federal, tudo aquilo que o Rio Grande do Sul tem direito”, concluiu o presidente.

Veja também

Newsletter