Nunes Marques e Mendonça votam pela continuidade do piso de enfermagem
Julgamento foi iniciado na sexta-feira (9) e está com o placar de cinco votos a dois para a suspensão
Os ministros Nunes Marques e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram pela continuidade do piso salarial da categoria de enfermagem no último sábado (10). O julgamento foi iniciado na sexta-feira (9) no plenário virtual e está com o placar de cinco votos a dois para a manutenção da suspensão dos pagamentos até que cálculos sobre as formas de financiamento da lei sejam apresentados.
Caso não haja pedido de vista de nenhum dos ministros, a expectativa é de que a análise do processo vá até a próxima sexta-feira (16). O relator foi o ministro Luis Roberto Barroso, que teve o seu entendimento acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
O piso estabelecia um valor de R$ 4.750 por mês para a classe. No ato de suspensão do pagamento, Barroso estabeleceu o prazo de dois meses para que o Congresso e o Executivo mostrassem o impacto financeiro e de onde sairia o dinheiro para pagar tais despesas. Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Rosa Weber.