EVENTO

O belíssimo Petit Trianon, da ABL, palco para o lançamento do livro de Marco Maciel

Prédio funciona como a primeira sede própria da Academia, local para as reuniões regulares dos Acadêmicos e para as Sessões Solenes comemorativas e de posse de novos membros da ABL.

Prédio histórico abrigará lançamento de livroPrédio histórico abrigará lançamento de livro - Foto: Cortesia

Em reunião, nesta semana, no Rio de Janeiro, com Ana Paula de Castro, administradora geral da Academia Brasileira de Letras (ABL), a jornalista Kátia Cubel, diretora da Engenho Comunicação, de Brasília, responsável pela coordenação do lançamento do livro O Estilo Marco Maciel, de minha autoria, no próximo dia 24, na sede dos imortais brasileiros, bateu o martelo com relação ao cerimonial.

A noite de autógrafos será no belíssimo salão Petit Trianon, um espaço nobre da ABL, doado em 1923 pelo governo francês à Academia Brasileira de Letras. Trata-se de uma réplica do Petit Trianon de Versailles, construído no ano anterior para abrigar o pavilhão da França na Exposição Internacional comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro.

Funciona como a primeira sede própria da Academia, local para as reuniões regulares dos Acadêmicos e para as Sessões Solenes comemorativas e de posse de novos membros da ABL. Kátia Cubel, que contratei exclusivamente para cuidar de todos os detalhes do evento, voltou de lá encantada. No jardim, junto à entrada do Petit Trianon, encontra-se um dos mais conhecidos símbolos da Casa, a escultura em bronze de Machado de Assis, de autoria de Humberto Cozzo.

Maciel: tema de livro  Foto: Cortesia

O Saguão, com piso em mármore, lustre de cristal francês e peças de porcelana de Sèvres, conduz ao Salão Nobre, ao Salão Francês e à Sala Francisco Alves. O andar térreo compreende, também, a Sala dos Poetas Românticos, a Sala Machado de Assis e a Sala dos Fundadores. No Salão Francês, o Acadêmico eleito cumpre a tradição de permanecer sozinho, em momentos de reflexão, antes da cerimônia de posse.

A seguir, Acadêmicos especialmente designados buscam o novo confrade e o introduzem no Salão Nobre, onde é empossado na Cadeira para a qual foi eleito. Nas solenidades, à semelhança da Academia Francesa, os imortais brasileiros envergam o fardão, vestimenta verde escuro com folhas bordadas a ouro, que tem como complemento um chapéu de veludo negro com plumas brancas e uma espada.

As Acadêmicas, que passaram a integrar a Casa de Machado de Assis em 1977, usam um longo e reto vestido de crepe, na mesma tonalidade do fardão, também com folhas bordadas a ouro. Além das posses, realizam-se no Salão Nobre as Sessões Solenes e Sessões Ordinárias comemorativas.

No lado oposto ao do Saguão, a Sala dos Poetas Românticos abre-se para um belo pátio e reverência Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Fagundes Varela e Gonçalves Dias, imortalizados em bustos de bronze. Na Sala Machado de Assis, organizada pelo Acadêmico Josué Montello, destacam-se objetos pessoais do escritor, como livros de sua biblioteca, a escrivaninha onde trabalhava e um belo retrato a óleo de autoria de Henrique Bernardelli.

A Sala dos Fundadores e a Sala Francisco Alves, onde são realizados os lançamentos de livros dos Acadêmicos, abrigam importantes obras de arte e peças decorativas do acervo da Academia. No segundo andar do Petit Trianon, estão a valiosa Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, a Sala de Sessões e o Salão de Chá, onde se reúnem os Acadêmicos, às quintas-feiras.

Uma grande reprodução dos Estatutos da Academia, de 1897, assinados por Machado de Assis, Joaquim Nabuco e membros da primeira Diretoria, está afixada na Sala de Sessões, que também possui dois painéis com retratos dos fundadores e dos patronos das 40 Cadeiras da ABL.

A mesa de autógrafos, segundo Kátia Cubel, será montada na Sala dos Fundadores. A solenidade está prevista para começar por volta das 18 horas, logo após o tradicional Chá das Quintas, dos Acadêmicos, alguns deles já confirmaram presença no evento.

 
 

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter