Logo Folha de Pernambuco

EMERGÊNCIA

Olavo de Carvalho recebe alta de hospital em SP após passar por cateterismo

Olavo de CarvalhoOlavo de Carvalho - Foto: reprodução

Cinco dias após ter tido alta do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da USP, o professor e filósofo Olavo de Carvalho, 74, precisou novamente ser internado, na última sexta-feira (23).

Ele foi submetido a um cateterismo de emergência no InCor após ter se sentido mal, e recebeu nova alta nesta quarta-feira (28).

Segundo nota enviada pelo hospital, o guru do bolsonarismo deu entrada no setor de emergência do hospital no dia 23 com quadro de "dispneia [falta de ar] intensa".

"Ainda na madrugada daquele dia, foi submetido a cateterismo cardíaco, que indicou obstrução total do ramo diagonal de artéria interventricular anterior, tratada com medicamentos", diz o hospital.

Olavo foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e ficou aos cuidados do médico José Antônio Ramires.
Ainda segundo o hospital, Olavo deixou o Incor "consciente, com quadro clínico estável e com parâmetros cardiológicos controlados".
 


Esta foi a segunda internação em menos de um mês de Olavo, que vive nos EUA e veio ao Brasil para cuidar da saúde.

No dia 8 de julho, ele foi internado após sentir um mal súbito no voo que o trouxe para o Brasil, segundo o InCor. O filósofo ficou dez dias no hospital e teve alta em 18 de julho.

No começo deste ano, ele já havia passado por tratamento médico nos EUA em razão de problemas respiratórios. Olavo foi fumante durante décadas, e largou o cigarro no início de 2021.

A internação no Brasil, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), suscitou pedidos de investigação de partidos de esquerda, que o acusaram de ter furado a fila e tido algum tipo de privilégio.

Críticos também apontaram incoerência na atitude de Olavo, que é um crítico do Estado brasileiro e um defensor do liberalismo americano, onde o sistema de saúde é pago.

O InCor e aliados do filósofo negaram qualquer tipo de irregularidade.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter