8 de Janeiro

ONU cobra punição aos que "ordenaram, financiaram ou facilitaram" os ataques de 8 de janeiro

Organização afirma que os atos golpistas do ano passado são consequência da "desinformação sobre o resultado das eleições democráticas e do incitamento à violência por líderes políticos, sociais e econômicos"

Manifestações do dia 08 de janeiro Manifestações do dia 08 de janeiro  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) cobra punição aos autores, financiadores e quem ordenou os ataques de 8 de Janeiro de 2023 às instituições democráticas no país. A entidade pede que as autoridades brasileiras garantam que os participantes do ato sejam investigados e julgados. A informação foi noticiada pelo Uol nesta quarta-feira, dia do evento Democracia Inabalada organizado em memória do primeiro ano dos ataques golpistas em Brasília.

De acordo com a organização, os ataques do ano passado são consequência da "desinformação sobre o resultado das eleições democráticas e do incitamento à violência por líderes políticos, sociais e econômicos" e foram uma ameaça "extremamente grave à democracia".

— As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para aqueles que realizaram os ataques, nem para aqueles que os ordenaram, financiaram ou facilitaram — disse Liz Throssell, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, ao Uol.

— Pedimos às autoridades que conduzam investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a prestar contas, de acordo com as normas internacionais de direitos humanos", disse a porta-voz, em Genebra — afirmou Liz, em Genebra.

A ONU destacou que aplaude os "esforços contínuos do atual governo para reavivar a adesão aos direitos humanos e ao estado de direito, fortalecer o espaço democrático e aumentar a confiança, a participação e a inclusão na sociedade por meio de políticas e programas dedicados".

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter