Eleições 2022

Operação Eleições: balanço das eleições na manhã deste domingo em Pernambuco foi positivo, diz SDS

Média foi de 90% de redução de ocorrências em relação à eleição passada, segundo a Secretaria

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O balanço inicial da segurança de Pernambuco durante a manhã das eleições neste domingo (2) apontou redução media de 90% das ocorrências com relação às eleições passadas. 

Durante coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no Recife, onde é realizado o monitoramento de dados da segurança do dia das eleições em Pernambuco, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, comentou que a manhã deste domingo teve um balanço positivo da Operação Eleições 2022. 

"O indicativo é de que nós teremos as eleições com menor número de ocorrências da história. Isso é fruto de muito trabalho, trabalho integrado que iniciou ainda em fevereiro, com a criação do grupo de trabalho e eleições com o TRE, com todas as forças de segurança, um trabalho consistente que está dando esses frutos, fazendo com que a gente responda de forma imediata qualquer demanda de segurança nas eleições", comentou. 

De acordo com o secretário, em 2020, quando aconteceram as eleições municipais, no período da manhã houve registro de 58 ocorrências. Já neste ano, apenas duas ocorrências foram registradas pela manhã. 

Também participaram da coletiva no CICCR o presidente do TRE, desembargador André Guimarães; o procurador geral do MPPE, Paulo Augusto de Freitas; o procurador regional eleitoral do MPF, Roberto Moreira de Almeida; os secretários-executivos da SDS, Rinaldo de Souza e Flávio Duncan; o comandante geral da PMPE, coronel José Roberto de Santana; o chefe da PCPE, Nehemias Falcão; o comandante geral do CBMPE, coronel Rogério Coutinho; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o corregedor geral da SDS, Paulo Loyo; a superintendente da Abin em Pernambuco, Ivana Rocha, e os superintendentes da PF e PRF em Pernambuco, Daniel Granjeiro e Antônio Vital, respectivamente.

Para a redução nos dados, a SDS realizou ações de conscientização da população. Além disso, reforçou as equipes de segurança trabalhando. "Nós temos 83% dos policiais militares, ou nas na parte de segurança das eleições, 58% desse efetivo na segurança das eleições no dia a dia de segurança pública do nosso Estado. Num investimento recorde, esse ano nós estamos investindo 11,5 milhões em escalas extras. Então, com esse esforço a mais, com certeza, a gente tinha esse objetivo, trazer uma segurança maior", informou Freire. 

O secretário ainda informou que a Operação Eleições 2022 continua até a segunda-feira (3). "A gente dá uma ênfase maior no operacional durante o período realmente votação, mas a nossa operação não termina quando acaba a votação. A nossa operação só acaba amanhã, porque a gente fica durante toda a noite, mesmo após de encerrada a votação, a gente tem um esforço operacional acrescido exatamente para garantir que tudo será encerrado com tranquilidade", garantiu. 

Veja também

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil
Justiça

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil

Newsletter