Logo Folha de Pernambuco

Atos antidemocráticos

Oposição protocola pedido de abertura de CPMI dos ataques golpistas

No total, 189 deputados e 33 senadores assinaram requerimento de abertura da comissão

Fernandes: instauração desta CPMI se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaramFernandes: instauração desta CPMI se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Deputados federais e senadores de oposição protocolaram, na noite da segunda-feira (27), um pedido de abertura de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os ataques golpistas de 8 de janeiro, que culminaram com a depredação das sedes dos Três Poderes. A informação é da Carta Capital.

No total, 189 deputados e 33 senadores assinaram requerimento. A base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é contra à instauração da CPMI, por considerar que a comissão poderá ser utilizada como plataforma política para apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional.

 “Tendo em vista que a prisão de quase duas mil pessoas foi efetuada um dia após o ocorrido, a instauração desta CPMI se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram e não concordaram com os atos de vandalismo”, afirmou o deputado André Fernandes (PL-CE).

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), notificou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que este apresente informações sobre o pedido de abertura da comissão.
 

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter