Pacheco diz que aprovação de Zanin ao STF está "bem encaminhada" no Senado
Senado vota, nesta quarta (21), o nome do advogado indicado para ocupar uma cadeira na Corte
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a aprovação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) está 'bem encaminhada'. A indicação será votada pela Casa nesta quarta-feira (21).
—Sim. Expectativa bem encaminhada de aprovação. Vamos aguardar a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, que é preponderante—afirmou Pacheco.
Zanin será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela manhã. Na sequência, o colegiado, com 26 senadores vota a indicação. A última fase é a votação no plenário, por todos os senadores onde ele precisa de ao menos 41 votos.
—Vamos votar amanhã [quarta] —disse Pacheco.
Como o Globo mostrou, Zanin já tem votos para ser aprovado pelo plenário do Senado. Ao Globo, 41 senadores disseram ser a favor da indicação, o suficiente para a aprovação da mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Casa.
Leia também
• Padilha vê "ambiente positivo" para aprovação de Zanin e conversará com partidos sobre ministérios
• Governo acelera pagamento de emendas às vésperas de votação sobre Zanin e regra fiscal no Senado
• Próximo do STF, Zanin teve briga por dinheiro da Universal com o sogro, que o apresentou a Lula
No levantamento feito pelo Globo, 31 senadores não responderam ou não quiseram declarar seu voto. Apenas oito se disseram contrários. No dia, haverá ao menos uma abstenção, a do senador Marcos Pontes (PL-SP), que estará de licença médica para uma cirurgia agendada. Ele está entre os indecisos.