Logo Folha de Pernambuco

SENADO

Pacheco diz que trama golpista envolveu grupo que 'tramava contra a democracia com viés ideológico'

Presidente do Senado soltou nota

Rodrigo Pacheco, presidente do SenadoRodrigo Pacheco, presidente do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cita as novas descobertas da turma golpista como "extremamente preocupantes" e que tinha "viés ideológico".

"Extremamente preocupantes as suspeitas que pesam sobre militares e um policial federal, alvos de operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira. O grupo, segundo as investigações, tramava contra a democracia, em uma clara ação com viés ideológico. E o mais grave, conforme a polícia, esses militares e o policial federal tinham um plano para assassinar o presidente da República e o seu vice, além de um ministro do Supremo. Não há espaço no Brasil para ações que atentam contra o regime democrático, e menos ainda, para quem planeja tirar a vida de quem quer que seja. Que a investigação alcance todos os envolvidos para que sejam julgados sob o rigor da lei”, disse em nota.

As investigações da Polícia Federal apontam que o general Mário Fernandes, ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência, imprimiu no Palácio do Planalto o "plano operacional" que visava assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin.

Segundo a PF, o plano foi denominado de "Punhal Verde e Amarelo", continha três folhas e foi impresso no gabinete da Secretaria-Geral. Ele chegou a ocupar interinamente o cargo de ministro e foi preso na manhã desta terça-feira.

Veja também

PF informa ao STF omissões da delação de Mauro Cid, que pode ter delação rescindida
Mauro Cid

PF informa ao STF omissões da delação de Mauro Cid, que pode ter delação rescindida

Militares golpistas "chegaram perto" de concretizar plano contra Moraes, diz Lewandowski
Lewandowski

Militares golpistas "chegaram perto" de concretizar plano contra Moraes, diz Lewandowski

Newsletter