Padilha diz que Lula não teve alteração de consciência e já se alimentava pela manhã
Presidente deve permanecer na UTI por três dias por precaução
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem e não teve nenhuma alteração de consciência antes ou depois da cirurgia nesta terça-feira. Segundo Padilha, o procedimento foi exitoso, presidente se alimentou pela manhã e sua recuperação está boa.
— Em uma situação como essa, é muito importante saber de ele teve algum tipo de alteração de consciência antes ou depois do procedimento. Não aconteceu isso em nenhum momento — disse o ministro em vídeo nas redes sociais.
Lula deve ficar em observação nos próximos dias após passar por uma cirurgia para drenagem de um sangramento no cérebro, feira nesta madrugada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, o presidente já está acordado, conversando normalmente. Lula não teve comprometimento cerebral, e deve permanecer na UTI por três dias por precaução, e de 48h a 72h com o dreno.
Leia também
• Lula internado: imprensa internacional repercute cirurgia de emergência
• Silêncio em reunião e dor de cabeça: como foi o dia de Lula antes da cirurgia de emergência em SP
• Lula não teve comprometimento cerebral e deve permanecer na UTI por três dias, dizem médicos
Lula foi transferido para a unidade de São Paulo após descobrir, por uma ressonância magnética, uma hemorragia na noite de ontem.
Durante o dia, o petista se queixou de dor de cabeça. — Durante todo o dia de ontem o presidente esteve consciente, sem nenhuma sinalização neurológica além de dor de cabeça — completou Padilha.
Ele deve ficar no hospital em observação nos próximos dias e retornar a Brasília no início da próxima semana, segundo Kalil. O sangramento foi em decorrência do acidente doméstico pelo qual o presidente passou em 19 de outubro.