Logo Folha de Pernambuco

GOVERNO

Padilha indica troca no Turismo e diz que apoio em bloco do União a Sabino é "bastante positivo"

Ministro afirmou que "não tem data, nem nome definido", mas que "certamente" as conversas e definições vão ocorrer no retorno do presidente Lula da Europa

O deputado federal Celso Sabino (União-PA) é cotado para assumir o Ministério do TurismoO deputado federal Celso Sabino (União-PA) é cotado para assumir o Ministério do Turismo - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta quinta-feira (22), que vê como algo "bastante positivo" a unidade do União Brasil em torno do nome do deputado federal Celso Sabino (União-PA) para assumir o Ministério do Turismo.

Em entrevista à Band News, o ministro afirmou que "não tem data, nem nome definido", mas que "certamente" as conversas e definições vão ocorrer no retorno do presidente Lula da Europa.

— Não tem data para isso, nem nome definido (...) Eu já ouvi em reuniões com a bancada, em conversas uma unidade em torno do nome do Celso Sabino. O que é muito positivo ver um partido como o União Brasil chegar a um nome de consenso. Vejo como algo bastante positivo — afirmou, completando: — Mas as tratativas disso, as definições de nome, de quais ministérios querem a reformulação certamente vamos ter nos retornos das viagens internacionais no próximo período.

Padilha já afirmou que as possíveis mudanças no comando de ministérios estão "na pauta do governo" e que é algo "natural" o desejo do União de rever suas indicações.

O União quer colocar o deputado Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo e pleiteia, ainda, outros órgãos ligados a ministério, como a Embratur, para ampliar o apoio ao Planalto no Congresso Nacional. A saída de Daniela Carneiro do comando da pasta é a única dada como certa até o momento.

Na semana passada, a ministra se reuniu com o presidente Lula, mas ganhou sobrevida no governo após o partido não ter garantido fidelidade apenas com essa troca sendo concretizada.

Lula tem se empenhado para que a saída da aliada ocorra da forma menos traumática possível. Ao mesmo tempo, o marido de Daniela, Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ), tenta obter contrapartidas do governo com nomeações de cargos no Rio e liberações de recursos.

O grupo político de Daniela entrou em litígio com o União. Após divergências, Waguinho trocou o partido pelo Republicanos. A ministra entro com pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para também deixar o partido.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter