Logo Folha de Pernambuco

ANÁLISE

País continua dividido em relação ao Governo Lula. Veja os números

O dado mais preocupante para o petista é que os brasileiros continuam divididos no quesito aprovação e desaprovação da gestão.

Lula é avaliado por várias pesquisasLula é avaliado por várias pesquisas - Foto: Governo Federal/Divulgação

No terceiro mandato, Lula está distante de ser quase unanimidade em termos de aprovação nos governos passados. Pelo Datafolha e PoderData, não chega a 40% de aprovação – entre 35% e 37%, respectivamente. O Paraná Pesquisa trouxe ontem um novo levantamento. O dado mais preocupante para o petista é que os brasileiros continuam divididos no quesito aprovação e desaprovação da gestão.

Seu Governo é aprovado por 51,6% dos eleitores brasileiros, enquanto 43,7% desaprovam. Outros 4,7% disseram não saber ou não responderam. O levantamento foi realizado de 29 de setembro a 3 de outubro. O percentual de desaprovação do governo Lula oscilou para cima, dentro da margem de erro, de 2,2 p.p (pontos percentuais), desde a última pesquisa realizada pela empresa.

Em maio, 39,4% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão do atual presidente e 54,1% aprovavam. A pesquisa também mostra que 25,2% consideram a administração de Lula “boa”, enquanto 13% acham “ótima”. A avaliação negativa da gestão do presidente é de 35,1% –somados os percentuais de respostas “ruim” (8%) e “péssima” (27,1%).

Para 25,7% é “regular” e 1% disse não saber ou não respondeu. Segundo o levantamento, 31,3% dos brasileiros acham que a administração de Lula está “pior” do que esperavam contra 28,4% daqueles que consideram que está “melhor”. Outros 38,2% disseram que o atual governo está “igual” à expectativa que tinham, e 2,1% não sabem ou não responderam.

Aos serem questionados sobre a situação financeira desde que Lula assumiu o Palácio do Planalto, os entrevistados responderam: “ficou como estava”: 41%; “melhorou “: 30,5%; “piorou”: 27%. O levantamento entrevistou 2.020 eleitores em 162 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal de forma presencial de 29 de setembro a 3 de outubro de 2023. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.
 

Veja também

Newsletter