Logo Folha de Pernambuco

DEMOCRACIA

Gonet denuncia Pâmela Bório por 'ativa participação' nos atos golpistas de 8 de janeiro

A acusada foi identificada a partir de uma notícia-crime na qual o PSOL encaminhou capturas de tela de stories publicados no Instagram de Pamela

Ex-primeira dama da Paraíba, Pâmela Bório, durante atos terroristas no dia 8 de janeiro em BrasíliaEx-primeira dama da Paraíba, Pâmela Bório, durante atos terroristas no dia 8 de janeiro em Brasília - Foto: Reprodução / Redes sociais

O procurador-geral da República Paulo Gonet denunciou a ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório por "ativa participação" nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ela publicou vídeos em meio à invasão e depredação no Congresso e confirmou aos investigadores ter participado da intentona antidemocrática. A reportagem do Estadão busca contato com a defesa.

Pamela - que foi casada com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) - é acusada de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, "com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado".

Acusação
Segundo Gonet, a ex-primeira-dama da Paraíba "permaneceu unida subjetivamente aos integrantes do grupo e participou da ação criminosa que invadiu as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal e quebrou vidros, cadeiras, painéis, mesas, móveis históricos e outros bens que ali estavam".

A acusada foi identificada a partir de uma notícia-crime na qual o PSOL encaminhou capturas de tela de stories publicados no Instagram de Pamela.

Em termo de declarações, ela indicou ser suplente de deputado federal e confirmou sua presença nos atos golpistas. Segundo imagens analisadas pela PGR, ela participou da investida antidemocrática junto de sua filha menor de idade.

"É incontroversa, portanto, a presença da denunciada nos atos antidemocráticos de 8.1.2023, no momento em que ocorria a invasão e depredação dos espaços públicos. Demonstrada, portanto, a ativa participação de Pâmela Monique Cardoso Bório nos atos antidemocráticos", concluiu Gonet.

COM A PALAVRA, PÂMELA BÓRIO
A reportagem do Estadão busca contato com a defesa da ex-primeira-dama da Paraíba. E deixou espaço aberto para manifestação.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter