ELEIÇÕES

Para barrar Datena, tucano lança pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

O tucano Fernando Alfredo, ex-presidente do diretório municipal do PSDB na capital paulista, lançou nesta quinta-feira, 25, sua pré-candidatura à Prefeitura

Ex-presidente do diretório paulistano do PSDB, Fernando AlfredoEx-presidente do diretório paulistano do PSDB, Fernando Alfredo - Foto: Facebook/Reprodução

Leia também

• Datena fala sobre manter candidatura à prefeitura de SP: "Até eu desconfio"

• Em derrota para Alcolumbre, irmão desiste de candidatura à Prefeitura de Macapá

• Com vitória contra a União, Prefeitura do Recife deve receber R$ 170 mi 

O tucano Fernando Alfredo, ex-presidente do diretório municipal do PSDB na capital paulista, lançou nesta quinta-feira, 25, sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. O objetivo de Alfredo é obstruir a indicação do jornalista José Luiz Datena como candidato a prefeito da sigla. A convenção do PSDB, na qual serão decididas as candidaturas do partido a prefeito e vereador, está marcada para este sábado, 27.

O movimento parte de uma ala do PSDB favorável a um acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB). O lançamento da pré-candidatura de Alfredo ocorre após Datena dizer, em entrevista, que a possibilidade de desistir da pré-campanha não estava totalmente descartada. "Se o (Joe) Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso?", disse o apresentador de TV, afirmando que, se fosse alvo de "sacanagens" do partido, desistiria de ser candidato. Entre as condições que estipulou para que seguisse na pré-campanha, o jornalista afirmou que gostaria de ser "aclamado" durante a convenção do PSDB.

"Ele se nega a dialogar com a militância do PSDB sobre o que ele acha dos três bons governos tucanos que tivemos na cidade de São Paulo. Não sabemos o que, de fato, ele pensa sobre os principais temas da cidade", diz Fernando Alfredo ao Estadão.

Alfredo foi destituído do diretório paulistano do PSDB em meio a um imbróglio na Justiça com a executiva estadual tucana. Removido do cargo, retirou-se da sede partidária levando consigo móveis, documentos e até os livros do local.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o lançamento da pré-candidatura de Alfredo ganhou força após a proposta de um debate entre ele e o apresentador de TV. A ala pró-Nunes do PSDB avalia que o lançamento de uma pré-candidatura rival a de Datena pode elevar a pressão para que o apresentador desista de concorrer.

O impasse entre ter um candidato próprio, se aliar a Ricardo Nunes ou fazer coligação com a pré-candidata e deputada federal Tabata Amaral (PSB) marcou o primeiro semestre do PSDB. Durante a janela partidária, o partido perdeu todos os seus integrantes com mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Os vereadores tucanos preferiram seguir com o projeto de Nunes e migraram para outras legendas, como o MDB e o União Brasil.

Em dezembro de 2023, Datena se filiou ao PSB. No mês seguinte, o jornalista participou do lançamento da pré-campanha de Tabata, indicando que estaria próximo de anunciar um acordo com a pré-candidata.

Em abril, às vésperas do fechamento da janela partidária, migrou para o PSDB e lançou a própria pré-candidatura à Prefeitura. O apresentador, por enquanto, só fez uma agenda de pré-campanha: uma visita ao Mercadão no último dia 17.
 

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare
REDE SOCIAL

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare

Newsletter