Educação

Pastores atuam na intermediação de repasses de recursos do MEC para prefeitos, diz jornal

Dupla de religiosos leva políticos ao gabinete de Milton Ribeiro e acompanha ministro em viagens oficiais

Ministério da EducaçãoMinistério da Educação - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma dupla de pastores atua no Ministério da Educação, facilitando agendas para pessoas de fora do governo e participando da liberação de verbas para prefeitos, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo".

De acordo com a reportagem, o presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, Gilmar Silva dos Santos, e o assessor de Assuntos Políticos da entidade, Arilton Moura, participaram de ao menos 22 agendas no MEC, sendo 19 com o próprio ministro Milton Ribeiro.

O objetivo de alguns desses compromissos foi descrito como "alinhamento político" na agenda oficial de Ribeiro. A dupla de pastores atua tanto levando políticos ao gabinete de Ribeiro quanto acompanhando o ministro em viagens oficiais.

Em maio do ano passado, Gilmar dos Santos acompanhou Ribeiro em uma viagem ao município de Centro Novo do Maranhão (MA). Lá, disse que faz parte de um "governo itinerante".

"Estamos fazendo um governo itinerante, principalmente através da Secretaria de Educação, levando aos municípios os recursos, o que o MEC tem, para os municípios"

Em agosto, os dois pastorem estiveram com o ministro em Coração de Maria (BA). Arilton Moura disse no evento que ele foi o responsável por levar Ribeiro ao local e se apresentou como se fizesse parte do governo.

"Houve o maior interesse de trazer o ministro, nosso irmão, nosso amigo, para cá. Esse é o nosso governo. É o governo do presidente Jair Bolsonaro", discursou o pastor.

Ribeiro, por sua vez, agradeceu "meus amigos Arilton e Gilmar": "As coisas aconteceram também pela instrumentalidade dos senhores"

No dia 16 de fevereiro deste ano, Ribeiro recebeu em seu gabinete a prefeita de Bom Lugar (MA), Marlene Miranda (PCdoB), e sua marido, Marcos Miranda. Arilton Moura acompanhou a reunião. Marcos Miranda disse ao jornal que o encontro teve como objetivo tratar da liberação de R$ 5 milhões para a construção de uma escola na cidade.

Em 11 de março do ano passado, Santos e Moura acompanharam uma reunião no gabinete de Ribeiro com representantes de 20 cidades de Goiás. Na época, a prefeitura de Vianópolis (GO) informou que "a reunião teve o objetivo de orientar sobre os recursos ligados à educação".

Durante congresso religioso, realizado em outubro do ano passado em Camboriú (SC), Milton Ribeiro agradeceu a "amizade" com os dois pastores e disse que eles estão "lá em Brasília":

"Quero agradecer o honroso convite que eu tive da liderança aqui desse nosso encontro, à minha amizade ao pastor Gilmar, Arilton, que estão lá em Brasília, mais perto". 

No evento, Gilmar dos Santos afirmou que tem uma "amizade muito sólida" com o ministro e que disse ainda que Arilton Moura "é nossa base ali em Brasília".

Santos também já foi recebido ao menos duas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro, uma em 2019 e outra em 2020, ambas no Palácio do Planalto.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Newsletter