Polêmica

Patriota expulsa vereador de Caxias do Sul por discurso xenofóbico

Sandro Fantinel deu a entender que trabalhadores explorados por vinícolas do Rio Grande do Sul, na sua maioria baianos, são preguiçosos e sujos

Foto: Reprodução

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul (RS), foi expulso, nesta quarta-feira (1º) do Patriota. O motivo é que na última terça-feira (28), Fantinel, durante sessão na Câmara Municipal, fez declarações xenofóbicas contra nordestinos submetidos a trabalho análogo à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves.

Além disso, o vereador culpou os funcionários pelas péssimas condições oferecidas por produtores de vinhos.
De acordo com o partido, o pronunciamento foi “desrespeitoso e inaceitável” e “está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho”.

Em seu discurso na Câmara, Sandro Fantinel deu a entender que os homens, na sua maioria baianos, encontrados em situação análoga à escravidão são preguiçosos e sujos.

O vereador também minimizou a exploração dos trabalhadores por e questionou, em tom de deboche, se as empresas terão que colocá-los em “hotel cinco estrelas”.

Em seu discurso, ainda, o gaúcho disse que era previsível esse tipo de problema “com baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor”.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter