PDT quer participação nos grupos de transição de Cidades e Desenvolvimento Regional
Lula, porém, tem dito que coordenadores de áreas não serão necessariamente escolhidos como ministros
Partido do ex-ministro Ciro Gomes, o PDT reivindica a participação nas áreas de Cidades e Desenvolvimento Regional nos grupos de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora não tenha feito parte da coligação do petista, o partido declarou apoio ao presidente eleitor no segundo turno da disputa eleitoral e fará parte da base aliada da nova gestão.
— Nós vamos optar pelo grupo de Cidades e Desenvolvimento Regional. Pode ser para coordenar ou para ajudar os companheiros — disse o líder da oposição na Câmara, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE).
Ele foi indicado para ser o representante do conselho político da transição e participou da primeira reunião de Lula com parlamentares no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Leia também
• Lula se emociona em discurso para parlamentares ao falar sobre fome no País
• Em três dias, Lula nomeou 12 ex-ministros de gestões do PT para transição
• Com solução para Bolsa Família de R$ 600, Lula deve manter teto de gastos
Ao pleitear a participação nesses grupos de transição, a sigla indica que está de olho nos ministérios correlatos no novo governo. Lula, porém, tem dito que coordenadores de áreas não serão necessariamente escolhidos como ministros.
Queiroz afirmou ver como positiva a investida de Lula em se aproximar do Parlamento nas semanas que sucederam o pleito.
— Esse é o clima que nós queremos - um clima distensionado. É um sinal muito positivo, estou vendo um clima muito bom na Câmara — disse ele.