Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2022

Pesquisa Datafolha aponta Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

O levantamento foi realizado de terça-feira (25) até esta quinta (27)

Lula e Bolsonaro em debate na BandLula e Bolsonaro em debate na Band - Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha com a intenção de votos para presidente da República aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 53% dos votos válidos e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 47%, O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (27). A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. 

O novo levantamento foi realizado de terça-feira (25) até esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. O DataFolha ouviu 4.580 pessoas, em 252 municípios,  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

Os votos válidso são os levados em consideração pela Justiça Eleitoral, no resultado da eleição. Eles excluem os brancos e nulos. Na amostragem, o Instituto Datafolha desconsidera também os eleitores que se declararam indecisos. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Na pesquisa espontânea, quando as pessoas entrevistadas não recebem o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 4%; outros 5% disseram que não sabem em quem votar.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). 

Rejeição
O Datafolha indicou também o índice de rejeição dos candidatos: 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 45% não votariam de jeito nenhum em Lula. Nos dados divulgados em 19 de outubro os índices de rejeição eram os mesmos.

A amostragem revelou que 7% dos eleitores ainda estão indecisos. De acordo com o Datafolha, no índice que ainda pode mudar de voto, 59% sinalizam que vão votar em branco ou anular, e os demais escolheriam Bolsonaro (21%), Lula (15%) ou estão indecisos (5%). A decisão é semelhante entre os eleitores de Lula (93%) e Bolsonaro (94%).


 

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"
Lula

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"

Newsletter