Eleições 2022

Pesquisa Datafolha aponta Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

O levantamento foi realizado de terça-feira (25) até esta quinta (27)

Lula e Bolsonaro em debate na BandLula e Bolsonaro em debate na Band - Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha com a intenção de votos para presidente da República aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 53% dos votos válidos e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 47%, O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (27). A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. 

O novo levantamento foi realizado de terça-feira (25) até esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. O DataFolha ouviu 4.580 pessoas, em 252 municípios,  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

Os votos válidso são os levados em consideração pela Justiça Eleitoral, no resultado da eleição. Eles excluem os brancos e nulos. Na amostragem, o Instituto Datafolha desconsidera também os eleitores que se declararam indecisos. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Na pesquisa espontânea, quando as pessoas entrevistadas não recebem o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 4%; outros 5% disseram que não sabem em quem votar.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). 

Rejeição
O Datafolha indicou também o índice de rejeição dos candidatos: 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 45% não votariam de jeito nenhum em Lula. Nos dados divulgados em 19 de outubro os índices de rejeição eram os mesmos.

A amostragem revelou que 7% dos eleitores ainda estão indecisos. De acordo com o Datafolha, no índice que ainda pode mudar de voto, 59% sinalizam que vão votar em branco ou anular, e os demais escolheriam Bolsonaro (21%), Lula (15%) ou estão indecisos (5%). A decisão é semelhante entre os eleitores de Lula (93%) e Bolsonaro (94%).


 

Veja também

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil
Justiça

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil

Barbalho: Houve sinalização do governo de que MP de R$ 514 mi foi apenas 1ª de outros recursos
RECUROS

Barbalho: Houve sinalização do governo de que MP de R$ 514 mi foi apenas 1ª de outros recursos

Newsletter