Logo Folha de Pernambuco

Prioridades

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: saúde é vista como prioridade pelo eleitor

A pesquisa aferiu quais as principais áreas para o próximo gestor eleito dar uma maior atenção

Cabo de Santo AgostinhoCabo de Santo Agostinho - Foto: Jakson Costa/Divulgação

Na primeira rodada da pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), divulgada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e divulgada na última sexta-feira (20), os eleitores também foram questionados sobre quais as principais áreas que devem receber mais atenção do próximo gestor. 

A pesquisa é realizada de forma estimulada – quando o entrevistado escolhe as alternativas diante de uma lista mostrada pelo entrevistador.

No total de menções, que engloba todas as respostas concedidas pelo entrevistado (ele pode escolher mais de uma prioridade), a saúde é a principal área, com 70%. A segunda maior prioridade é educação e creches, com 46%, seguida por guarda municipal e segurança, com 20% das menções.

Outras áreas
A quarta colocação no ranking de áreas prioritárias é emprego e renda, que fica com 11%, à frente de calçamento e recapeamento de ruas e avenidas, com 8%. Depois, aparece combate às drogas, com 7%; e saneamento, com 6%.

Assistência aos mais necessitados surge como a oitava prioridade mais citada pelos entrevistados, com 4%. Transporte público e cultura, esportes e lazer empatam no novo lugar, com 3% cada.

Em seguida, outro empate também ocorre na décima colocação entre coleta de lixo e limpeza pública e iluminação pública, ambas com 2%.

Menções
Conservação de jardins, praças e parques e habitação também aparecem, em seguida, com o mesmo percentual, cada uma com 1%. Pela pesquisa Folha/IPESPE, trânsito e mobilidade urbana é a menos citada, já que não chega a atingir o percentual de 0,5% (e neste caso é considerada como zero). 

Do total de eleitores ouvidos pela pesquisa, 1% não sabe ou não respondeu à pergunta.      

A pesquisa, realizada de 15 a 17 deste mês, contou com uma amostra de 400 entrevistados, representativa do eleitorado do município do Cabo de Santo Agostinho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 02277/2024.

Repercussão
Após a divulgação da pesquisa, o resultado foi repercutido por lideranças políticas. O atual prefeito e candidato à reeleição, Keko do Armazém (PP), tem 27% dos votos e disse que recebeu com entusiasmo o resultado do levantamento. Ele acredita que está no caminho certo.

“Recebemos com alegria o resultado da pesquisa. Demonstra que estamos no caminho certo e que a população está entendendo a nossa mensagem. Estamos crescendo, virando o jogo e vamos ganhar a eleição. À medida em que a campanha ganha as ruas, a população começa a entender melhor quais são os projetos e a trajetória de cada um”, destacou o prefeito.

O deputado estadual e ex-prefeito do Cabo e candidato ao pleito de 2024, Lula Cabral (Solidariedade), que tem 33% da preferência dos eleitores e lidera as intenções de voto, foi procurado, mas até o fechamento desta edição, não retornou o contato da reportagem.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais é suspenso e será retomado na 5ª (28)
Judiciário

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais será retomado nesta quinta

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 
PEC

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 

Newsletter