Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024

Pesquisa Quaest em SP: Nunes tem 55% e Boulos, 45% de votos válidos

A pesquisa aponta que 20% dos eleitores pretendem anular o voto

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).  - Foto: Edson Lopes Jr./Prefeitura de SP; Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), chega ao segundo turno da eleição municipal com vantagem sobre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), conforme a última pesquisa da Quaest, divulgada neste sábado, 26. O levantamento mostra Nunes com 55% dos votos válidos, enquanto Boulos marca 45%.

Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o cálculo da Justiça Eleitoral. Para estimar esses votos, o instituto Quaest considera não apenas a intenção de voto, mas também o perfil de comparecimento dos eleitores em São Paulo e a probabilidade de irem às urnas.

A pesquisa aponta que 20% dos eleitores pretendem anular o voto e revela um cenário de estabilidade em relação aos levantamentos anteriores, com Nunes mantendo vantagem sobre Boulos desde o fim do primeiro turno. No entanto, essa margem tem diminuído gradualmente a cada nova sondagem.

Caso o cenário apontado pela pesquisa se confirme, Nunes será reeleito prefeito da maior cidade do País, marcando a primeira vitória do emedebista em uma eleição majoritária como cabeça de chapa. Em 2020, ele foi eleito vice-prefeito na chapa de Bruno Covas (PSDB) e assumiu a prefeitura em maio de 2021, após a morte do tucano, vítima de câncer.

O levantamento ouviu 2.004 eleitores na capital na sexta-feira, 25, e no sábado, 26. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral como SP-05608/2024. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Veja também

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Newsletter