Rio de Janeiro

PF cumpre mandado de prisão contra Ronnie Lessa e indicia filha por contrabando de armas

Réu do caso Marielle Franco já está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima, mas responderá por mais um crime

Ronnie Lessa, acusado de matar vereadora Marielle FrancoRonnie Lessa, acusado de matar vereadora Marielle Franco - Foto: Reprodução / JN

A Polícia Federal foi à Penitenciária Federal de Campo Grande, no mato Grosso do Sul, cumprir mandado de prisão conta o sargento reformado da Polícia Militar, Ronnie Lessa. Réu no homicídio contra Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, que já estava na unidade de segurança máxima, agora responde por contrabando internacional de componentes de armas de fogo, principalmente fuzis.

Ele é acusado de ter enviado pelo menos 10 remessas contendo diversas peças de arma de fogo da Flórida, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro. A filha dele, Mohana Lessa, foi indiciada pelo mesmo crime, suspeita de mandar o material para ele quando vivia no continente americano.

Segundo a Polícia Federal, as peças eram usadas para montagem de armas e posterior abastecimento da criminalidade do Rio, em especial de integrantes de grupo de extermínio. A investigação aponta que as referidas remessas foram realizadas em um período de 20 meses, entre 2017 e 2018, sendo que, pelo menos três delas contaram com o auxílio da filha do sargento reformado. Além dos EUA, a investigação demonstrou que o denunciado importava ilegalmente peças da Nova Zelândia e da Ásia.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter