Logo Folha de Pernambuco

Golpe

PF diz que grupo tentou embaraçar investigações sobre tentativa de golpe em 2023

Documento lista tentativas de abolição violenta do estado democrático de direito e de golpe de Estado, crimes previstos no Código Penal

Mario Fernandes e Jair Bolsonaro em 2019 Mario Fernandes e Jair Bolsonaro em 2019  - Foto: Isac Nóbrega/PR

A Polícia Federal apontou que grupo investigado tentou a embaraçar as investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado, inclusive a apuração dos fatos desencadeado no dia 08 de janeiro de 2023.

De acordo com o relatório final, foram identificadas estratégias, denominadas de “ideias-forças”, de atuação da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de janeiro de 2023, época em que Mario Fernandes ocupava cargo de no gabinete do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ). Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fernandes era o número dois da Secretaria-Geral.

Um dos objetivos, segundo a PF, seria imputar os atos golpistas ao governo eleito, afastando a responsabilidade do grupo investigado e, com isso, desgastar o governo com o afastamento de ministros e conseguir o impeachment do atual presidente da República.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório da Polícia Federal do inquérito que apura a trama golpista para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que indiciou 37 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira.

O envio à Procuradoria ocorre após o ministro do Supremo, que é o relator da investigação, analisar o documento com mais de 800 páginas. Com o encaminhamento ao Ministério Público Federal (MPF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, passa a analisar o material para elaborar a sua manifestação sobre uma eventual denúncia contra os investigados, arquivamento do caso ou pedido de novas diligências.

Veja também

Golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército, diz PF
Bolsonaro

Golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército, diz PF

PF: Golpe de Estado não teve êxito por resistência de comandantes de Exército e Aeronáutica
Golpe

PF: Golpe de Estado não teve êxito por resistência de comandantes de Exército e Aeronáutica

Newsletter