Polícia Federal

PF faz varredura em gabinete de Janja e ministérios do Planalto

Procedimento ocorreu há cerca de dois meses, e integrantes da corporação dizem que trabalho é de praxe

Primeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva, no Palácio da AlvoradaPrimeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva, no Palácio da Alvorada - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Palácio do Planalto solicitou à Polícia Federal uma varredura no gabinete da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e em ministérios que funcionam na sede da Presidência. De acordo com integrantes da PF, o procedimento é de praxe e feito pela própria corporação. A informação sobre a busca por escutas no espaço de trabalho de Janja foi publicada pelo portal Metrópoles e confirmada pelo Globo.

A solicitação de varredura no gabinete de Janja e em outras áreas do Planalto foi feita há cerca de dois meses. A Polícia Federal vem fazendo o procedimento desde a transição. O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) passou pelo trabalho, feito por agentes e cães farejadores, antes mesmo do início da transição, em novembro do ano passado.

Nos primeiros seis meses de governo, a própria Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata da Presidência solicitava à PF varreduras em espaços do Palácio do Planalto. A secretaria foi extinta em 30 de junho, quando a segurança presidencial passou a ter modelo híbrido, composta por policiais federais, civis e militares e comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Funcionam também no Palácio do Planalto os ministérios da Casa Civil, que tem Rui Costa à frente; Relações Institucionais, comandado por Alexandre Padilha; e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cujo titular é o general Marcos Amaro.

Desde o início do governo, Janja vem demonstrando mais confiança no trabalho da PF do que na ação de militares. Mesmo com a decisão de tornar de Lula devolver sua segurança pessoal ao GSI, a equipe que acompanha a primeira-dama, seguiu inalterada, a pedido do próprio presidente. O grupo de policiais que acampanha Janja é formado apenas por policiais federais e integrantes da Força Nacional.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter