Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

PF mira golpistas em nova operação em cinco estados com oito mandados de prisão

Outros 13 mandados de busca e apreensão também são cumpridos, com operações em Minas, São Paulo, Paraná, Goiás e Sergipe

Atos golpistas em Brasília Atos golpistas em Brasília  - Foto: Sérgio Lima/AFP

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (14) uma nova fase da operação que investiga os atos golpistas realizados em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro vandalizarem as sedes dos três Poderes.

Segundo o G1, essa é mais uma etapa da operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos pelos crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A operação tenta cumprir oito mandados de prisão preventiva e outros 13 de busca e apreensão, sendo realizadas nos estados Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Sergipe.

Pouco mais de um mês após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadirem e depredarem os prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, mais de 1.400 pessoas foram presas por conta da participação nos atos de terrorismo.

Desse total, após audiências de custódia, o STF converteu 942 detenções em prisões preventivas e outras 20 pessoas foram alvos de mandados de prisão na Operação Lesa Pátria.
 

A Procuradoria-Geral da República também já denunciou 653 suspeitos de participação nos atos golpistas e investiga o possível envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja também

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile
8 DE JANEIRO

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile

Newsletter