PF prende fazendeiro suspeito de planejar atentado contra Lula no Pará
Apurações indicam que o suspeito tentou obter informações sobre hospedagem de Lula
Um fazendeiro do Pará, identificado como André Luiz Teixeira, foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Federal. Investigações apontam que ele tinha um plano para atirar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem visita programada ao estado a partir desta sexta-feira (4).
A informação foi veiculada pela GloboNews na tarde desta quinta-feira e confirmada pelo Globo.
Apurações indicam que o fazendeiro tentou obter informações sobre o local em que presidente vai se hospedar no estado.
Leia também
• Ecóloga paraense defende fortalecimento de comunidades da Amazônia
• Lula afirma que 'o mundo precisa ajudar' o Brasil a preservar a Amazônia
• Cúpula da Amazônia pode ter meta comum para eliminar o desmatamento ilegal
Como parte da programação de Lula no Pará, Lula vai participar da Cúpula da Amazônia, que vai acontecer em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto.
O homem é suspeito dos crimes de ameaça e de incitar atentado por motivação política.
Grilagem e garimpo
Informações da PF obtidas pelo blog da jornalista Daniela Lima, do G1, as ameaças teriam ocorrido enquanto fazia compras em uma loja de bebidas nessa quarta-feira (2). Enquanto realizava as compras, o homem teria dito que daria um tiro na barriga do presidente e teria perguntado aos presentes se sabiam em qual hotel ele iria se hospedar ao chegar a Santarém (PA).
Ainda segundo o blog, o fazendeiro teria associação com a grilagem e com o garimpo, e seria proprietário de terras avaliadas em R$ 2,5 milhões.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal seguirá "aplicando a lei contra criminosos" e critica a existência de pessoas que ameaçam "matar ou agredir fisicamente autoridades dos Poderes da República".