PF prende no RJ suspeito de organizar e financiar ataques golpistas em Brasília
A Polícia Federal está cumprindo cinco mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão temporária
Uma pessoa foi presa na manhã desta segunda-feira (16) durante operação da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que investiga a organização de atos antidemocráticos após o segundo turno das eleições e atos que culminaram na invasão aos Três Poderes, em Brasília.
A PF está cumprindo cinco mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão temporária. Dois suspeitos não foram localizados. Já foram apreendidos celulares, computadores e documentos diversos, segundo balanço divulgado pela PF às 9h20.
A operação de busca e apreensão, que foi batizada de Operação Ulysses, investiga lideranças locais que bloquearam as rodovias que passam por Campos dos Goytacazes e quem organizou as manifestações em frente aos quartéis do Exército na cidade.
Leia também
• Juiz federal decreta bloqueio de R$ 6,5 milhões de suspeitos de financiar atos golpistas
• Polícia do DF recupera arma do GSI roubada por terroristas no Palácio do Planalto
A PF também quer saber se os investigados participaram na organização e financiamento dos atos golpistas que levaram à invasão dos prédios dos 3 Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.
Os investigados podem responder por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.
De acordo com a PF, durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados à organização e liderança dos eventos. Além disso, será possível identificar eventuais outros partícipes/coautores na empreitada criminosa.