POLÍTICA

PGE pede extinção de ação para desfiliação de deputados do antigo PSL

No início deste ano, o partido fez uma fusão com o DEM e passou a se chamar União Brasil

Deputada Carla ZambelliDeputada Carla Zambelli - Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a extinção de uma ação movida por deputados federais bolsonaristas que ainda estavam filiados ao PSL e pediam autorização para mudar de legenda sem perder o mandato. No início deste ano, o partido fez uma fusão com o DEM e passou a se chamar União Brasil.

Os deputados alegavam que passaram a sofrer “grave discriminação pessoal” por serem alinhados ao governo do presidente Jair Bolsonaro, depois que o PSL rompeu com o presidente. A ação foi movida por 25 deputados da legenda, mas 16 desistiram dela ao longo da tramitação. Permaneceram como autores da ação nove parlamentares, como Bibo Nunes (PSL-RS), Carla Zambelli (PSL-SP) e Guiga Peixoto (PSL-SP).

Em sua manifestação, o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet argumentou que, desde 3 de março, foi aberto o período de janela partidária no qual é permitido a um parlamentar trocar de legenda. Por isso, ele afirmou que houve perda do objeto e que eles já podem fazer a mudança sem necessidade da discussão do assunto no Judiciário.
 

“A desfiliação partidária sem a consequência da perda do mandato, propósito buscado pela inicial, já pode ser obtida diretamente pelos Deputados interessados, por via administrativa, sem a necessidade da intervenção jurisdicional contenciosa, que estes autos pretendem. Está caracterizada, assim, a perda superveniente do interesse de agir, que justifica a extinção do feito sem o julgamento do mérito”, escreveu Gonet.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter