Logo Folha de Pernambuco

Justiça

PGR atende pedido da defesa e dá parecer favorável à soltura de Daniel Silveira

Parecer segue para análise do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que decide se ex-deputado federal poderá deixar a prisão em liberdade condicional

O ex-deputado Daniel Silveira, preso em Bangu 8 O ex-deputado Daniel Silveira, preso em Bangu 8  - Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou favorável à soltura do ex-deputado federal Daniel Silveira. No parecer publicado nesta quinta-feira, o órgão pondera que ex-parlamentar já cumpriu mais de um terço da pena e que defere o pedido de sua defesa de liberdade condicional.

"...Confirmou-se o cumprimento de mais de 1/3 da pena, bem como dos requisitos de ordem subjetiva, inclusive o da avaliação de suas condições pessoais que façam presumir que não voltará a delinquir, como estabelecido pelo art. 83 do Código Penal. O parecer, assim, é pelo deferimento do pedido" diz a decisão.

O parecer segue agora para a análise do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que decide se o ex-parlamentar poderá deixar a unidade prisional e se terá que cumprir medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica e seguir um horário para recolhimento residencial.

Em 2022, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. A pena do ex-parlamentar chegou a ser perdoada pelo então presidente Jair Bolsonaro, mas a medida foi anulada no ano passado pelo STF. Silveira está preso desde fevereiro de 2023, um dia após o término de seu mandato. Antes da colônia agrícola, Silveira estava em Bangu 8.

Veja também

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC
BRASIL

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Câmara aprova PL que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bi em 2025; texto vai ao Senado
BRASIL

Câmara aprova PL que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bi em 2025; texto vai ao Senado

Newsletter