Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

PGR opina pela soltura de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

O procurador-geral Paulo Gonet defendeu, porém, que ele tenha o passaporte retido

Filipe MartinsFilipe Martins - Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável para que Filipe Martins, ex-assessor do então presidente Jair Bolsonaro (PL), deixe a cadeia. Ele foi preso pela Polícia Federal (PF) no dia 8 de fevereiro, no âmbito de uma investigação que apura supostas investidas golpistas na reta final do governo passado. A informação é do jornal Valor Econômico.

No documento, embora opine pela liberdade do investigado, o procurador-geral Paulo Gonet defende que ele tenha o passaporte retido. "A pretensão de relaxamento da custódia parece reunir suficientes razões práticas e jurídicas", sustenta o parecer.

A defesa de Filipe Martins comemorou o posicionamento de Gonet. "Em razão dos argumentos e elementos fático-jurídicos que trouxemos ao requerer a revogação da prisão preventiva, a Procuradoria-Geral da República, em acertada manifestação, foi favorável à colocação de Filipe Martins em liberdade", informaram, por nota, os advogados João Vinícius Manssur, William Iliadis Janssen e Ricardo Scheiffer.
 

A decisão que determinou a prisão de Filipe Martins foi do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Após o envio do parecer da PGR, cabe ao mesmo magistrado avaliar, agora, a possibilidade de soltura.

O ex-assessor de Bolsonaro, segundo a investigação da PF, é acusado de auxiliar o então presidente na elaboração de uma minuta golpista. O documento trazia uma série de medidas que deveriam ser anunciadas pelo ex-mandatário para evitar que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se sagrou vitorioso nas urnas, assumisse o Planalto.

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"
Lula

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"

Newsletter