pgr

Planalto começa a ouvir candidatos à vaga de Aras, e Padilha se reúne com cotados para a PGR

Jantares em Brasília aproximam ministro de Lula e possíveis substitutos do atual procurador-geral da República

Procurador-geral da República, Augusto ArasProcurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem dedicado parte da agenda a representar o Palácio do Planalto nas conversas com os candidatos a procurador-geral da República e já se reuniu com três cotados para o posto. O encontro mais recente ocorreu na noite de quarta-feira (9). Ao lado de três assessores, o responsável pela articulação política esteve com o subprocurador-geral Paulo Gonet Branco, visto como favorito ao cargo. Gonet aproveitou o jantar para apresentar suas ideias sobre a condução do Ministério Público Federal (MPF), tema sensível ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes, Padilha já havia se encontrado com outros dois postulantes: o subprocurador-geral Mario Bonsaglia e o subprocurador Antonio Carlos Bigonha. Bonsaglia integra a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Lula, no entanto, tem indicado que não vai adotar o mecanismo como critério de seleção. O mandato de Augusto Aras, à frente do cargo atualmente, termina em 26 de setembro.

Auxiliares têm levado a Lula informações de cada um dos candidatos, com listas de prós e contras de cada um. O presidente deve passar a receber os postulantes ao cargo para conversas a partir de setembro.

O Globo apurou que, no jantar entre Padilha e Gonet, ocorreu uma conversa em que o subprocurador-geral pôde falar sobre a sua visão a respeito da atuação de um procurador-geral da República. Não foram tratados temas específicos, tampouco houve o caráter de “sabatina informal”.

Gonet é subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral Eleitoral. Ele foi o autor de um parecer que ajudou a sacramentar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Integrante do MPF há 36 anos, tem a simpatia e o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, de quem já foi sócio. Gonet tem se mantido discreto e não se coloca ativamente como candidato — um aceno ao procedimento que vem sendo adotado por Lula.

Ao Globo, integrantes da PGR afirmam que há a expectativa de que, nos próximos dias, Padilha também converse com a primeira colocada da lista tríplice da ANPR, a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen.

Os postulantes ao cargo de novo procurador-geral também têm tido conversas com outros ministros de Lula, como Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) — este é o núcleo que será consultado sobre a decisão. A definição, no entanto, será em caráter pessoal, de acordo com os ministros.

Com apoio de alas do PT e de parte do entorno de Lula, Aras também vem articulando uma possível recondução — o sucesso da iniciativa, no entanto, é visto como improvável. Nos próximos dias, ele lançará um livro em que abordará a própria gestão e buscará se defender das acusações de que se omitiu durante a pandemia e protegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar da corrida contra o relógio, Lula tem sinalizado que não tem pressa para fazer a escolha para a PGR. Caso o mandato de Aras vença sem que o seu sucessor seja indicado, assumirá o cargo o vice-presidente do Conselho Superior do MPF. No próximo dia 5, como mostrou O Globo, uma eleição para a escolha do nome será feita. Tudo indica que concorrerá apenas uma candidata: a subprocuradora-geral Elizeta Paiva.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter