MUNDO

Planalto nega versão de Zelensky e diz que presidente ucraniano foi convidado para a posse de Lula

Vice-primeira-ministra ucraniana Yulia Svyrydenko se reuniu com Lula

Zelensky e Lula conversam por vídeo sobre proposta para grupo de países intermediar diálogo pela paz Zelensky e Lula conversam por vídeo sobre proposta para grupo de países intermediar diálogo pela paz  - Foto: Presidência da Ucrânia

O Palácio do Planalto rebateu nesta segunda-feira o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que disse não ter sido convidado para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em Buenos Aires, onde participou da cerimônia de Javier Milei como presidente argentino, o ucraniano afirmou que só não esteve em Brasília em janeiro porque não foi acionado. O governo brasileiro, porém, afirma que Zelensky foi, sim, convidado.

"Houve convite para o presidente da Ucrânia vir à posse, e a Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022, que trouxe os cumprimentos de Zelensky e que disse que ele não pode vir então devido a guerra com a Rússia. O encontro foi público", diz a nota do Planalto.

Zelensky deu a declaração para Fantástico, da TV Globo, que o questionou por que ele foi para posse do ultraliberal Javier Milei, na Argentina, mas não compareceu à de Lula.
 

— Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia — respondeu o presidente da Ucrânia.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter