Logo Folha de Pernambuco

Lula

Planalto reavalia discurso remoto de Lula na cúpula dos Brics após acidente doméstico

Reconsideração de uma fala à distância do presidente em evento que ocorre na Rússia ocorreu nesta segunda-feira, quando o petista passou o dia no Palácio da Alvorada

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Palácio do Planalto reavalia a participação em discurso por videoconferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula dos Brics.

A reconsideração de uma fala à distância de Lula foi feita nesta segunda-feira, quando Lula passou o dia no Palácio da Alvorada, em recuperação do acidente doméstico do último sábado. Ainda no domingo, o Palácio do Planalto divulgou que Lula faria falaria de forma remota no evento realizado em Kazan de 22 a 24 de outubro.

Auxiliares que trataram do tema com Lula nesta segunda-feira afirmam que um dos fatores que pesam é o horário em que o presidente faria o discurso.

Para participar na quarta-feira, Lula teria que acordar 4h, enquanto está em processo de recuperação. Médico de Lula, o cardiologista Roberto Kailil Filho definiu o estágio do presidente como de "repouso relativo". Também está sendo levado em conta pelo entorno presidencial toda a preparação que envolve uma fala com essa no momento em Lula ainda precisará passar por novos exames.

Lula disse nesta segunda-feira que o acidente doméstico que sofreu no sábado foi "grave", mas que não afetou a parte "mais delicada" da cabeça. A declaração foi feita em ligação ao candidato a prefeito de Camaçari (BA) Luiz Caetano (PT), que gravou a conversa em vídeo nas redes. No vídeo, Lula diz que levará de três a quatro dias para a equipe médica saber "o estrago que fez a batida".

"Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu estou cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte, né? ", disse o presidente.

A fala de forma remota nos Brics, no entanto, ainda não está descartada. Aliados afirmam ponderam também que não faz sentido enviar um discurso gravado, que seria um gesto "anticlímax" junto a cúpula do colegiado que reúne, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e desde o ano passado, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.

Em todas as demais reuniões do evento, o chanceler Mauro Vieira irá ler discursos em nome de Lula. Caberá ao ministro de Relações Exteriores chefiar a delegação brasileira na Rússia.

O presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e feriu a parte de trás da cabeça. Ele foi atendido no Hospital Sírio Libanês em Brasília no sábado e precisou levar pontos no local. Com o acidente, Lula cancelou a ida à Rússia onde participaria da Cúpula dos Brics.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter