PRESIDENTE

Pneumonia de Lula: médico volta para SP e presidente terá dia de descanso antes de viagem à China

Ida de Lula ao exterior foi adiada para domingo após diagnóstico

Lula, presidente do BrasilLula, presidente do Brasil - Foto: Evaristo Sa / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a agenda vazia neste sábado (25), sem compromissos oficiais, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). A viagem para a China está mantida para domingo, mas Lula irá tirar o dia para se recuperar, depois de duas reuniões na tarde e noite de sexta-feira, que contrariaram recomendação médica.

O quadro não é visto com preocupação no entorno do presidente, e na sexta-feira seu médico pessoal, Roberto Kalil, voltou para São Paulo, após deixar prescrição médica. Até o momento, não há previsão de que ele volte a reavaliar o presidente antes da viagem à China.

Diferentemente da sexta-feira, quando Lula recebeu visitas e realizou reuniões no Palácio da Alvorada, na manhã deste sábado, o clima é de tranquilidade na residência oficial do presidente, com poucas movimentações de acesso ao Palácio.

Lula foi diagnosticado com pneumonia após cumprir uma série de compromissos e viagens pelo Brasil. O presidente viajou para a Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro nos últimos dias, e foi alertado por auxiliares de que o ritmo de compromissos estava muito intenso.
 

Na sexta-feira, o médico do presidente, Roberto Kalil, esteve no Palácio da Alvorada para examiná-lo. Na ocasião, Kalil recomendou que Lula fizesse repouso, o que não foi cumprido pelo presidente que marcou uma série de reuniões com ministros e parlamentares, incuindo o presidente da Câmara, Arthur Lira.

A expectativa é que Lula embarque para a China no domingo. O presidente deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira. Parte da comitiva do governo já viajou para o exterior e tem cumprido agenda com representantes de empresas chinesas.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter