Logo Folha de Pernambuco

Política

[Podcast] Silvio Costa Filho: ‘Presidente virou comentarista do próprio governo’

Para o deputado, não faz sentido o presidente Jair Bolsonaro se sentir constrangido ou enciumado pelo bom trabalho do ministro Mandetta.

Deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos)Deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) - Foto: Divulgação

Em meio aos atritos que vem existindo entre o chefe do Executivo Federal, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) avalia que o presidente da República erra ao tecer comentários sobre o próprio governo e deve ter um melhor entendimento da necessidade de ter bons ministros ao seu lado.

“Eu acho que o presidente Bolsonaro erra, porque ele virou um comentarista do seu próprio governo. Isso é uma avaliação equivocada. Quem tem a caneta é o presidente da República para entender quem dever servir ao seu governo. Entretanto, é importante nós premiarmos os bons”, colocou.

No último domingo (06), sem citar nomes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, ter errado na escolha de algumas pessoas para seu ministério e afirmou que não terá medo de usar sua caneta quando for a hora certa.

"Algumas pessoas no meu governo, algo subiu à cabeça deles. Estão se achando. Eram pessoas normais, mas de repente viraram estrelas. Falam pelos cotovelos. Tem provocações. Mas a hora deles não chegou ainda não. Vai chegar a hora deles. A minha caneta funciona. Não tenho medo de usar a caneta, nem pavor. E ela vai ser usada para o bem do Brasil, não é para o meu bem. Nada pessoal meu. A gente vai vencer essa", declarou Bolsonaro.

Silvio Costa considerou ainda que não faz sentido que o presidente Jair Bolsonaro se sinta constrangido ou enciumado pelo bom trabalho do auxiliar vem desempenhando no Brasil.

“Não faz sentido, porque Mandetta está fazendo um bom trabalho, porque tem o reconhecimento da sociedade, está cumprindo um papel importante no Brasil, está ganhando, e ganhou uma dimensão nacional, que isso cause constrangimento ao presidente ou cause ciúmes internos. Eu acho que, para todo governo, é importante ter bons ministros, e é fundamental que o líder tenha essa compreensão. Quanto mais esses ministros se destacarem, ajudarem o Brasil, mais o seu governo vai estar fortalecido. Acho que está faltando essa compreensão ao presidente”, disse.

 O republicanos acrescentou também que "ninguém governa o Brasil só. Você só governa com um time. Então, é importante que ele tenha um time de ministros qualificados, é importante que ele possa dialogar com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, com o Poder Legislativo. Só dessa forma o seu Governo pode apresentar ao final um resultado à sociedade"

 

Plano Mansueto

Em entrevista à Rádio Folha FM 96.7, na manhã desta segunda-feira (06), o deputado Silvio Costa Filho também comentou sobre o plano de ajuda fiscal aos Estados que ficou conhecido como Plano Mansuetto. Segundo Silvio, esse novo projeto, depois de aprovado, dará aos estados e municípios um maior fôlego financeiro para fazer investimentos, inclusive, de combate ao novo coronavírus.

“Isso vai dar um fõlego financeiro e fiscal para os estados e municípios do Brasil. Digamos que o Governo de Pernambuco tenha um empréstimo que tenha que pagar R$ 2 milhões por mês, em 60 meses, por exemplo, agora, o Governo vai poder rediscutir o pagamento desse financiamento em mais parcelas ou seja, no lugar de 60, você vai poder pagar em 120 ou até estender ainda mais. Com esse dinheiro que o Estado vai deixar de pagar, vai diminuir a parcela de pagamento e os recursos vão sobrar para poder fazer investimento em infraestrutura e para poder prover os programas sociais” explicou.

 Ouça a entrevista completa: 

 

Veja também

Após 2 anos dos ataques de 8/1, STF condenou 371; 122 estão foragidos
BALANÇO

Após 2 anos dos ataques de 8/1, STF condenou 371; 122 estão foragidos

Dois anos após 8 de janeiro, impactos políticos persistem no cenário brasileiro
IMPACTO

Dois anos após 8 de janeiro, impactos políticos persistem no cenário brasileiro

Newsletter